top of page

PROJETO EDIFÍCIO VERTICAL COMERCIAL

O projeto individual consistiu em projetar um edifício vertical comercial em um terreno de esquina entre as ruas Antônio de Albuquerque e Alagoas, no bairro Savassi. Dessa forma, o nível térreo da construção deveria possuir algumas lojas comerciais e funcionar como um extensão da Praça Diogo Vasconcelos (Praça da Savassi). Já os níveis superiores, seriam pavimentos de vão livre destinados a escritórios.

Para seu planejamento, foi necessário verificar toda a legislação vigente (lei de uso e ocupação do solo, zoneamento, código de edificações, corpo de bombeiros). Também houve um estudo preliminar da área de implantação em que foram analisados os condicionantes biofísicos, sócio-econômicos, culturais e legais (restrições para o bairro Savassi).

O edifício foi projetado seguindo o coeficiente máximo de construção (3,4). Alcançou 62,7m de altura e área total construída de 7.548m². 

Compõe 3 módulos diferentes de pavimento tipo, que são intercalados e variam conforme a localização do mezanino, como se fossem degraus que sobem do térreo até a cobertura. Pode-se notar que o prédio é curvilíneo e lembra um letra V. O formato do prédio surgiu a partir de diversos croquis e desde o início houve o interesse pelas curvas. O centro mais acentuado foi necessário para a implantação dos elevadores e banheiros em uma área única e central do pavimento, a fim de agrupar todas as suas funções em um único hall, de forma mais democrática e funcional.

A implantação do edifício ocorreu em 3 grandes platôs que possuem desnível de 1 metro. Para resolver o desnível, o nível térreo foi disposto nesses 3 platores e cada um deles se liga ao outro através de uma escada. Todos eles possuem acesso também através da calçada (de acordo com cada nível). Dessa forma, cria-se um efeito escalonado que permite que o térreo tenha diferentes alturas de pé direito. No térreo, estão localizadas todas as 6 lojas e o nível mais baixo, apresenta um pé direito duplo, onde foi colocado um mezanino e uma abertura zenital em cada loja para ocorrer a ventilação e iluminação do ambiente.

A construção possui apenas um subsolo destinado a estacionamento rotativo. O que possibilitou a colocação de 126 vagas em apenas 1 subsolo foi criar um estacionamento com trilhos, onde os carros são colocados nas vagas através dos manobristas e podem ser trocados de lugar facilmente, empurrados pelos trilhos.

A edificação possui 2 elevadores sociais, 1 para serviço e 1 para o acesso do nível do estacionamento até o térreo. Pensando na acessibilidade, além do pedestre conseguir acessar todos os níveis do térreo através da calçada, também foram dispostos elevadores hidráulicos em todos os mezaninos das lojas e pavimentos tipo e também banheiros acessíveis para portadores de necessidades especiais.

Pensando na sustentabilidade, na cobertura do nível térreo, há um ecotelhado que permite a captação e armazenamento de água pluvial e que também contribui positivamente para o isolamento acústico, térmico e estético da construção. A fim de reduzir o calor causado pela insolação, foi pensado para todas as fachadas do edifício uma camada dupla de vidro térmico, que retarda a passagem do calor para o ambiente interno e que também cria um corredor de ar frio, que sobe para toda a extensão do edifício, resfriando-o.

No nível térreo, também foi pensado em um paisagismo com bastante vegetação a fim de melhorar ainda mais a qualidade ambiental da área e tornar o ambiente mais acolhedor e convidativo.

PROGRAMAS UTILIZADOS: REVIT,  AUTOCAD, PHOTOSHOP

PROJETO ARQUITETÔNICO

DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL

MONITORIA - CANTEIRO EM OBRAS

Relatório da monitoria:

PROJETO - INTERVENÇÃO NO ESPAÇO URBANO

Registro Documental do Cine Candelária

CONCRETO ARMADO

O projeto desta disciplina consistiu em calcular o dimensionamento dos pilares do projeto de Edifício Vertical. 

Inicialmente, ajustei a localização dos pilares, em seguida fiz a área de influência de cada pilar e classifiquei quanto à pilar de canto, de extremidade ou intermediário. 

Após isso, calculei a carga de cada pilar, conforme seus coeficientes e descobri o dimensionamento de cada um. 

Também calculei a altura das vigas e da laje.

PRANCHAS TÉCNICAS

DEMAIS TRABALHOS DA DISCIPLINA

bottom of page